3.2.6 Emulação gráfica do host

A emulação de gráfico do host fornecida pelo Extra! permite emular um terminal gráfico do host e trabalhar com aplicativos gráficos vetoriais no mainframe. Extra!fornece a você a emulação de terminal gráfico verdadeira. Isso significa que o computador mainframe trata o seu computador como se ele fosse um terminal gráfico do mainframe. O Extra! suporta quatro aplicativos gráficos de mainframe: AS, SAS, GDDM e GRAFPAK. Você tem três modelos de gráficos dentre os quais escolher para a sua emulação: 3179G ou 3192G, 3472G e 3270PCG.

NOTA:Muitos aplicativos GDDM podem não suportar os modelos de exibição 4 e 5.

Os termos que você encontrará com frequência ao usar o Extra! do Extra! são explicados abaixo. Uma sessão gráfica é uma sessão terminal que suporta gráficos de host. Ela tem opções que funcionam especificamente com aplicativos de gráficos host. O cursor gráfico é o ponteiro que afeta a imagem gráfica do host. Ele é diferente do ponteiro do Windows e funciona de maneira diferente dele, além de poder ser exibido como mira ou encaixotado.

Características do terminal gráfico

Um terminal padrão exibe caracteres de texto em linhas e colunas. Uma tela de terminal modelo 2 exibe 1920 células de 24 linhas com 80 caracteres em cada linha. Cada célula pode exibir um caractere definido no conjunto de caracteres para o terminal.

No entanto, essas células de caractere não são a menor unidade de exibição na tela. Cada célula é composta de linhas e colunas de pixels, áreas de luz minúsculas que podem ser desligadas ou ligadas individualmente. Para formar um caractere em uma célula, o terminal acende apenas os pixels que formam uma representação do caractere.

Um terminal gráfico usa pixels para desenhar caracteres ou imagens gráficas. Ele faz isso processando instruções do aplicativo mainframe que dizem ao terminal para construir imagens usando elementos gráficos básicos. Esses elementos, que são chamados de primitivos, consistem em objetos como linhas, elipses, arcos, curvas e padrões. Quando esses elementos são recebidos pelo terminal gráfico, o terminal então pesquisa o próprio conjunto de definição de caracteres e constrói os elementos na tela acendendo os pixels apropriados.

Esse tipo de construção gráfica, em que o terminal pode processar diretamente os primitivos, é chamada de gráficos vetoriais. Ela também é chamada de gráficos APA (All Points Addressable — todos os pontos endereçáveis).

Os aplicativos gráficos de host têm duas camadas: uma camada de texto e uma de gráfico.

A camada de texto contém o texto da interface de aplicativo, como menus, lista de comandos e caracteres de exibição. A camada gráfica contém uma imagem e o espaço ao redor dela.

A camada de texto é sobreposta à camada gráfica para formar a imagem que você vê no espaço de tela. A camada de texto pode conter texto transparente (que permite que a imagem gráfica apareça através dele) e texto não transparente (que se sobrepõe à imagem gráfica). Essas camadas são do mesmo tamanho. Em um terminal IBM 3179G padrão, o tamanho seria de 720x384 pixels.

Símbolos carregáveis

Símbolos carregáveis, também chamados de conjuntos de símbolos gráficos, são conjuntos de símbolos de até 32x32 pixels de tamanho que são tratados como pequenos bitmaps individuais.

Existem diferentes usos para símbolos carregáveis. Eles podem aparecer na camada gráfica ou na camada de texto. Na camada gráfica, eles são comumente chamados de conjuntos de símbolos gráficos e podem ser usados como marcadores, padrões de preenchimento ou texto personalizado. Na camada de texto, eles são chamados de símbolos de programa e são usados como texto personalizado. Em ambos os casos, os conjuntos de símbolos são criados em um aplicativo gráfico de host mainframe e, em seguida, o download deles é feito para o terminal gráfico. Em seguida, o aplicativo seleciona um símbolo ou grupo de símbolos para exibir na camada gráfica ou de texto.

Emulação correta do terminal gráfico

A Emulação do terminal gráfico tem a capacidade de exibir todos os primitivos como seriam exibidos em um terminal gráfico da IBM, como o 3179G ou o 3472G. Primitivos como linhas, elipses, arcos, padrões e símbolos carregados são todos renderizados corretamente e escalados para se ajustarem ao tamanho da janela do terminal na tela de display. Isso é importante, pois certos aplicativos gráficos de mainframe funcionarão corretamente apenas em terminais com determinadas características de exibição. Ao utilizar esse programa, seu monitor pode ter a mesma aparência que o de um IBM 3179G, 3192G, 3472G ou 3270PCG.

As dimensões da janela para a sessão de emulação do terminal podem não ser as mesmas configuradas para o monitor (3179G ou 3472G). Se as dimensões forem significativamente diferentes das proporções da resolução de exibição configurada, a imagem poderá parecer esticada ou contraída quando for dimensionada para se ajustar ao tamanho da janela do terminal. As fontes do monitor do Extra! permitem que você exiba os gráficos corretamente.

Para exibir seus gráficos corretamente, em sua sessão de gráficos, na caixa de diálogo Configurações, em Fontes, escolha ATM Graphics.

Nesta seção