1.1 Planejando sua implantação

Você pode escolher entre várias abordagens diferentes para instalar e implantar o Extra!. A decisão de qual abordagem usar geralmente se baseia em uma variedade de fatores, incluindo seus processos de negócios aprovados, a escala da implantação, suas ferramentas de implantação e se você deseja personalizar a instalação.

Por exemplo, uma implantação em pequena escala pode consistir em instalar o Extra! em algumas estações de trabalho, enquanto uma implantação em toda a empresa provavelmente envolveria ampla personalização e testes.

Antes de começar, revise as seguintes melhores práticas para sua implantação e as ferramentas administrativas fornecidas pelo Extra!

Melhores práticas

As ferramentas de implantação do Extra!

1.1.1 Melhores práticas

Implantações de emulação de terminais em larga escala têm riscos significativos em termos de atrasos, custos e aceitação do usuário. Realizar uma avaliação de alto nível permite identificar riscos em um estágio inicial e planejar estratégias de mitigação para enfrentá-los. Não se esqueça de:

Desenvolver planos de comunicação

Desenvolva planos de comunicação com grupos de usuários e pessoal-chave durante todo o processo para evitar os problemas de comunicação comuns a muitas implantações. As organizações de usuários podem não estar cientes das opções de licenciamento, quando precisam fazer upgrade ou quais recursos e informações fornecer. Às vezes, a equipe de TI não tem conhecimento das macros da área de trabalho e de outros arquivos de personalização que são necessários para grupos de usuários.

Coordenar para garantir que todas as necessidades dos acionistas sejam atendidas

Verifique se todos os grupos de usuários, TI e acionistas estão “na mesma página” e estão preparados para saber o que é necessário, horários e expectativas.

Definir requisitos de alto nível

Defina requisitos de alto nível coletando e analisando todas as informações necessárias para definir e priorizar necessidades, atender às preocupações dos usuários e melhorar a aceitação do usuário.

Definir requisitos de recursos

Defina os requisitos de recursos para determinar quantos e que tipo de recursos sua implantação requer.

Avaliar os requisitos de personalização

Avalie seu ambiente atual para determinar quais personalizações são necessárias para a aceitação do usuário. Atenda a requisitos especiais de segurança ou outras necessidades, como transferência de arquivo.

Avaliar os riscos

Avalie os riscos de compatibilidade de aplicativos e aceitação do usuário.

Realizar uma análise de alto nível da sua solução

Verifique se sua solução de implantação está em conformidade com novos mandatos de segurança, reduz a manutenção, atende aos requisitos de produtividade e ainda tem boa aceitação do usuário.

Definir os requisitos do usuário

Defina os requisitos do usuário para cada grupo de usuários para determinar as prioridades e necessidades especiais desse grupo, como capacidade de transferência de arquivo ou requisitos de segurança.

Áreas de trabalho de usuário de inventário

Áreas de trabalho de inventário para avaliar quantos produtos e arquivos de fornecedores estão sendo usados na configuração existente.

Identifique as necessidades de integração

Identifique as necessidades de integração com o HLLAPI ou outros aplicativos que usam seu software de emulação de terminal.

 

Crie um pacote, teste e implante em grupos de usuários seletivos e realize pilotos para minimizar a interrupção do usuário. Teste tanto para problemas técnicos quanto para a aceitação do usuário.

Implante arquivos personalizados nos locais corretos

O Extra! procura arquivos de sessão e arquivos de suporte personalizados em locais específicos. Se você implantar um desses arquivos em outro local, o Extra! não conseguirá encontrá-lo.

Verifique se seus sistemas de usuário atendem aos requisitos doExtra!

Para garantir que os usuários tenham os requisitos do Extra! para hardware e software

Siga as diretrizes para configurar certificados de segurança

Você pode configurar a autenticação do certificado para conexões Secure Shell e SSL/TLS.

Todas as sessões SSL/TLS exigem certificados para autenticação do host; sem o certificado necessário, você não poderá fazer uma conexão de host. Dependendo da configuração do host, você também poderá precisar instalar certificados para a autenticação do usuário.

As sessões do Secure Shell normalmente exigem autenticação do host e do usuário. Os certificados podem ser usados para autenticação de host e/ou usuário, mas não são exigidos por padrão.

1.1.2 As ferramentas de implantação do Extra!

O Extra! usa o serviço de instalação e configuração do aplicativo Instalador do Microsoft Windows. O Instalador do Windows obtém informações de instalação de um banco de dados relacional, que é gravado e implantado como um arquivo MSI da Microsoft. Quando você implanta um arquivo MSI em uma estação de trabalho do usuário, o Instalador do Windows na estação de trabalho acessa as informações no arquivo MSI para realizar a instalação.

Use as seguintes ferramentas para personalizar e implantar o Extra!. Essas ferramentas são instaladas como parte da imagem de instalação administrativa.

Configuração

A configuração (setup.exe) é a ferramenta recomendada para instalação e implantação do Extra!. Essa ferramenta usa o arquivo MSI principal do Extra! para instalar o Extra!, mas também instala o software de pré-requisito (se necessário) e tem vários outros recursos que fornecem uma implantação mais simples do que a instalação direta com o arquivo MSI principal do Extra! . Quando o Programa de Configuração instala o Extra!, ele usa automaticamente o idioma correto para a instalação e remove versões anteriores do Extra!.

O programa de Configuração tem uma interface de linha de comando que pode ser executada por meio de uma linha de comando, um arquivo de lote ou uma ferramenta de implantação. Você pode definir opções de linha de comando para parâmetros de instalação predefinidos e limitar a interação do usuário enquanto o Extra! está sendo instalado. Você também pode suprimir caixas de diálogo de instalação para fornecer uma instalação autônoma ou usar opções de linha de comando para preparar o Extra! para instalação pelos usuários. Em geral, qualquer uma das opções de linha de comando MSI pode ser usada por meio da linha de comando do programa de Configuração.

Para ver uma lista de parâmetros da linha de comando disponíveis, digite:

setup.exe /?

Assistente de instalação de personalização

Você pode usar a ferramenta Customization Installation Wizard (CIW, assistente de instalação de personalização) para criar transformações e empacotar seus arquivos de configuração personalizados em arquivos MSI companheiros que podem ser instalados independentemente da instalação do seu produto, assim como você fez nas versões anteriores do Extra!.

Ferramenta de personalização de instalação

Você pode usar a Ferramenta de Personalização de Instalação (TIC) para personalizar o Extra! ou personalizar a forma como ele é instalado. A ferramenta permite criar os seguintes arquivos:

  • Pacote instalador acompanhante (MSI). Este pacote contém as configurações e os arquivos de configuração personalizados que você escolhe implantar com a instalação (ou de modo independente). Os pacotes acompanhantes aparecem como entradas independentes na lista do Windows de aplicativos instalados.

  • Arquivo de transformação (MST). Este arquivo modifica a instalação padrão para mudar como o Extra! é instalado (por exemplo, para remover um botão de comando na Desinstalação do Windows ou mudar uma lista de programas). Quando a transformação é implantada junto com o arquivo MSI do Extra!, ela muda as configurações de instalação padrão para as configurações especificadas no arquivo MST.

Esta ferramenta é acessada executando setup.exe por meio da linha de comando com o switch de admin (setup.exe/admin). Para simplificar o trabalho com esta ferramenta, você pode criar um atalho de área de trabalho para o programa de Configuração e adicionar o switch de admin à linha de comando, como mostrado na Ajuda online disponível quando você abre a ferramenta.