3.11.2 HotSpots

As HotSpots permitem associar funções de host, macros ou comandos a uma área ou um texto específico que aparece na área de terminal de uma sessão de monitor. Depois, pode-se usar o botão esquerdo do mouse para selecionar essa área ou texto para executar a função, macro ou comando. A área que você especifica é conhecida como HotSpot. Você pode criar e usar HotSpots individualmente dentro de uma sessão, ou como um grupo ou esquema, e associar o esquema a qualquer sessão ou tela de host.

Usando HotSpots, é possível criar atalhos que diminuirão o tempo necessário para finalizar as tarefas. Eis como realizar isso. Uma HotSpot de região é uma HotSpot associada a uma área na tela do monitor e tem uma ação atribuída a ela. Suponhamos que você use muito o Bloco de notas durante o seu dia de trabalho. Se você atribuir a ação de abrir o Bloco de Notas a uma HotSpot de região, clicando duas vezes na região com o botão esquerdo do mouse, o Bloco de Notas abrirá. Isso substitui todas as etapas pelas quais teria que passar para abrir o Bloco de notas da maneira convencional.

HotSpots de texto e HotSpots de região

HotSpots de texto são palavras ou caracteres específicos aos quais é atribuída uma ação. Cada vez que ocorrer essa palavra ou caractere na tela do monitor, você pode clicar duas vezes nesta para realizar uma ação.

HotSpots de região são áreas na tela do monitor definidas por você. Elas têm também uma ação que lhes é atribuída e essa ação será executada quando você clicar duas vezes na região.

Uso de uma HotSpot

As HotSpots podem ser habilitadas ou desabilitadas. Elas podem também estar visíveis ou invisíveis, mas enquanto estiverem habilitadas, visíveis ou não, você pode usá-las para executar uma ação.

Clique duas vezes na área da HotSpot definida da janela do monitor e a ação atribuída à HotSpot será executada. Se você tiver selecionado Chamar automaticamente quando aparecer texto na tela na página Propriedades da HotSpot, a ação será executada logo que a sessão de exibição aparecer na janela.

NOTA:Se você definir uma HotSpot de região fora da área de exibição, ela ficará cortada ou simplesmente não aparecerá se seus limites estiverem completamente fora da área de exibição.

Hierarquia de HotSpots

HotSpots podem sobrepor-se, o que significa que há algumas regras sobre quais HotSpot têm precedência sobre outras. HotSpots de texto têm precedência sobre HotSpots de região.

Exemplo 3-5 Hierarquia de HotSpots

Se você tem uma HotSpot de texto localizado no meio de uma HotSpot de região, ao clicar duas vezes nele, a ação atribuída à HotSpot de texto é executada.

No caso de HotSpots de região que se sobrepõem uma à outra, a primeira HotSpot de região criada assume precedência sobre a seguinte criada e assim por diante.

Categorias de configurações de HotSpot

A categoria HotSpots inclui as seguintes páginas com marcadores:

  • Geral: Habilita ou desabilita HotSpots e define a aparência delas e o modo como elas são ativadas pelo mouse.

  • Atribuições: Cria um esquema de HotSpots e habilita o usuário a apagar HotSpots e esquemas de HotSpots. A partir dessa página, é possível acessar os seguintes marcadores para adicionar ou editar hotspots.

  • Propriedades: Cria HotSpots de texto e HotSpots de região.

  • Ação: Atribui uma ação a um HotSpot.

Nesta seção