Editor de mapas de teclado

O Editor de mapas de teclado exibe uma representação gráfica de um teclado de PC. Esse editor permite criar mapas de teclado personalizados ou editar mapas de teclado já existentes. É possível também carregar um mapa de teclado para usar nas sessões. Dependendo da segurança, você pode ter somente acesso restrito à funcionalidade do Editor de mapas de teclado. Você pode visualizar ou imprimir o seu mapa de teclado, mas não pode remapeá-lo. Entre em contato com o administrador do sistema para obter as suas opções de segurança.

Uso do Editor de mapas de teclado

O Editor de mapas de teclado possibilita a realização de diversas tarefas.

  • Copiar uma função ou um caractere de um local para outro do mapa de teclado em uso.

    Exemplo 3-4 Exemplo de workflow do Editor de Mapas de Teclado

    Por exemplo, se a função Transmit puder ser atribuída à tecla de mais (+) do teclado numérico, pode-se alterá-la para F2, copiando a função do local corrente para o local desejado.

  • Copiar uma função ou um caractere do mapa de teclado padrão para o mapa de teclado em uso.

    O mapa de teclado padrão possui determinadas funções específicas de ferramentas de terminal associadas a várias teclas. Você não pode editar o mapa de teclado padrão, mas pode exibi-lo enquanto cria ou edita outro mapa de teclado. Quando o mapa de teclado padrão estiver exibido, é possível arrastar e soltar funções do mapa de teclado padrão dentro do mapa de teclado em uso.

  • Desfazer uma ação. É possível desfazer qualquer ação de edição executada, como por exemplo eliminar uma combinação de teclas.

  • Atribuir uma função a uma tecla.

    As funções incluem enviar combinações de teclas, executar um aplicativo, um script ou uma macro e executar qualquer função que apareça nos menus, como por exemplo conectar com um host, navegar para uma tela do host, transferir um arquivo ou imprimir.

As teclas desativadas não podem ser mapeadas; as teclas pretas e em branco podem. Além disso, diversas combinações de teclas, como por exemplo ALT+SCROLL LOCK, estão reservadas para as funções do Windows. Essas teclas estão indisponíveis para remapeamento e irão executar sempre suas funções padrões do Windows.

Criar um arquivo de mapa de teclado (Editor de Mapas de Teclado)

  1. Faça a exibição de um mapa de teclado já existente a partir da caixa de diálogo Definições.

  2. No menu Arquivo, escolha Novo ou clique no botão Novo. O Editor de mapas de teclado exibe um novo teclado.

  3. Crie seu mapa de teclado atribuindo funções a teclas.

  4. Grave o mapa de teclado quando solicitado.

Impressão de um mapa de teclado

No Editor de Mapas de Teclado, é possível imprimir um mapa de teclado escolhendo imprimir descrições de texto (uma lista de formatos de texto dos mapeamentos) ou exibições gráficas (um bitmap gráfico do mapa de teclado). Também é possível especificar quais camadas (combinação do estado de shift) a ser impressa para o formato de descrição de texto ou exibição gráfica.

  1. No Editor de Mapas de Teclado, abra o mapa de teclado que você deseja imprimir.

  2. Para imprimir uma descrição de texto, no menu Arquivo, escolha Imprimir e, na caixa de diálogo Imprimir Mapa de Teclado, em Formatos de Impressão, selecione Descrições de Texto.

    -ou-

    Para imprimir uma exibição gráfica, no menu Arquivo, escolha Imprimir e, na caixa de diálogo Imprimir Mapa de Teclado, em Formatos de Impressão, selecione Exibições Gráficas.

  3. Em Camadas, selecione camadas específicas (combinações de mudança de estado) para imprimir e, em seguida, escolha OK.

  4. No menu Arquivo, escolha Configuração de impressão.

  5. Selecione a impressora desejada, o escopo da impressão e o número de cópias a serem impressas, depois escolha OK.

Abertura de um mapa de teclado a partir do Editor de mapas de teclado

  1. No menu Arquivo, escolha Abrir. A caixa de diálogo Abrir Mapa de Teclado aparece.

  2. Digite o nome do arquivo do mapa de teclado que você deseja ou selecione-o na lista exibida, depois selecione Abrir.

    Como é possível ter apenas um mapa de teclado aberto de cada vez, é necessário gravar as alterações para o mapa de teclado corrente antes de o mapa selecionado ser aberto.