1.1 Preparando para instalar o PlateSpin Migrate

1.1.1 Requisitos do sistema para o servidor do PlateSpin

Os hosts do Servidor do PlateSpin devem atender aos requisitos do sistema na Tabela 1-1. Consulte também Diretrizes gerais para instalação do servidor.

Tabela 1-1 Requisitos do Host para o Servidor do PlateSpin

Requisito

Detalhes

Host dedicado

Servidor físico ou virtual

Sistema Operacional

Qualquer uma das seguintes versões do Windows Server:

  • Windows Server 2016

  • Windows Server 2012 R2

NOTA:Você deve ativar a licença da Microsoft para seu sistema operacional Windows antes de instalar o PlateSpin Migrate.

Processador

Recomendado (físico): multi-core, 2 GHz ou superior

Recomendado (VM): 2 ou mais CPUs Virtuais

Memória

Recomendado: 8 GB de RAM

Espaço em disco

Mínimo de 50 GB

Espaço adicional pode ser necessário se você planeja usar o mesmo sistema como um Servidor de Imagem do PlateSpin. A quantidade de espaço adicional depende do número e do tamanho das imagens de carga de trabalho que você pretende armazenar em um determinado servidor de imagem. Consulte Designando um servidor de imagem do PlateSpin no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.

Servidor do Banco de Dados

Uma instância dedicada do banco de dados Microsoft SQL Server executada em uma das seguintes opções:

  • Microsoft SQL Server 2017 Express Edition

    Uma cópia deste software de banco de dados está incluída na distribuição de software do PlateSpin Migrate.

    NOTA:Para upgrades do Servidor do PlateSpin Migrate, a instalação existente do Microsoft SQL Server 2014 Express é suportada. O software do SQL Server Express não é atualizado como parte do upgrade.

  • Microsoft SQL Server 2016

  • Microsoft SQL Server 2014

  • Microsoft SQL Server 2008 R2

Para instâncias de banco de dados remoto, os seguintes requisitos adicionais devem ser atendidos:

Embora vários Servidores do PlateSpin Migrate possam usar o mesmo servidor de banco de dados remoto, cada Servidor do Migrate exige uma instância dedicada separada de banco de dados.

NOTA:Antes de instalar o produto, verifique se o servidor de banco de dados existente do SQL Server e a instância de banco de dados nomeada atendem às Diretrizes de banco de dados.

Software de Pré-requisito

NOTA:Você pode instalar o software de pré-requisito manualmente ou usar o script do PowerShell fornecido no site de Downloads do PlateSpin Migrate. Consulte Instalando o software de pré-requisito.

Protocolo TLS

O Servidor do PlateSpin Migrate oferece suporte a conexões que usam protocolos TLS (Transport Layer Security) 1.0, 1.1 e 1.2, de acordo com os protocolos habilitados nas configurações de Registro do Windows no sistema operacional do host do Servidor do Migrate. A instalação e o upgrade não modificam as configurações existentes de OS do host para o protocolo TLS.

Banco de dados remoto: Verifique se as configurações de TLS apropriadas estão habilitadas para os sistemas operacionais no host de Servidor do Migrate e no host do Microsoft SQL Server pretendidos antes de instalar o Servidor do Migrate. Consulte Servidor do Banco de Dados.

Cargas de trabalho de origem: As configurações de TLS no OS do host de Servidor do Migrate devem permitir as conexões apropriadas às cargas de trabalho de origem. Consulte Seção 1.8, Configurando protocolos TLS para hosts do Migrate.

NOTA:Se o TLS 1.2 estiver desabilitado na carga de trabalho de origem ou se ela não suportar esse protocolo, será necessário habilitar o TLS 1.0 e 1.1 no host de servidor do Migrate para possibilitar a migração.

Alguns sistemas operacionais Windows não oferecem suporte ao TLS 1.2 por padrão. Para usar o TLS 1.2, o Windows exige a atualização do sistema operacional e do Microsoft .NET Framework na carga de trabalho de origem. Em seguida, defina as configurações de Registro do Windows para usar o TLS 1.2. Requer reinicialização. Consulte Configurando cargas de trabalho de origem para conexão por meio do TLS 1.2 no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.

1.1.2 Requisitos do sistema para o cliente do PlateSpin Migrate

Você pode instalar o cliente do PlateSpin Migrate no host de Servidor do PlateSpin ou em um computador separado. Para obter informações sobre a migração de tarefas suportada pelo Cliente do Migrate, consulte Decidindo sobre a interface de migração no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.

Um host de Cliente do PlateSpin Migrate independente deve atender aos requisitos do sistema na Tabela 1-2.

Tabela 1-2 Requisitos do Host para o Cliente do PlateSpin Migrate

Requisito

Detalhes

Sistema Operacional

Qualquer um dos sistemas a seguir, executados em hardware dedicado ou em uma máquina virtual:

  • Windows Server 2016

  • Windows 8.1, 8

  • Windows Server 2012, Windows Server 2012 R2

  • Windows 7

  • Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2

NOTA:Você deve ativar a licença da Microsoft para seu sistema operacional Windows antes de instalar o Cliente do PlateSpin Migrate.

Espaço em disco

Mínimo de 3 GB

Componentes de Software do Windows

Microsoft .NET Framework 2 SP2, 3.5 SP1 e 4.7.1. Você pode fazer download do software .NET da Microsoft:

Protocolo TLS

O Cliente do PlateSpin Migrate suporta o TLS (Transport Layer Security) 1.0, 1.1 e 1.2.

Habilite os mesmos protocolos TLS permitidos para o sistema operacional no host de Servidor do PlateSpin Migrate. Consulte Seção 1.8, Configurando protocolos TLS para hosts do Migrate.

1.1.3 Requisitos do sistema para a interface da Web do PlateSpin Migrate

O PlateSpin Migrate dispõe de uma Interface da Web que você pode usar para planejar e executar migrações automatizadas de cargas de trabalho. A Interface da Web do PlateSpin Migrate é instalada automaticamente quando você instala o Servidor do PlateSpin Migrate. Para obter informações sobre as tarefas de migração suportadas pela Interface da Web do Migrate, consulte Decidindo sobre a interface de migração no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.

Para obter informações sobre os browsers da Web suportados e os requisitos de configuração de browser, consulte Browsers da Web suportados no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.

Para obter mais informações sobre como trabalhar com a Interface da Web do PlateSpin Migrate, consulte Sobre a interface da Web do PlateSpin Migrate no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.

1.1.4 Diretrizes gerais para instalação do servidor

Siga as diretrizes de instalação na Tabela 1-3 para a instalação e a operação bem-sucedidas do PlateSpin Migrate.

Tabela 1-3 Lista de Verificação Pré-instalação

Diretriz

Comentários

Host Dedicado

Instale o Servidor do PlateSpin em uma máquina física ou virtual dedicada. Consulte também Colocation.

Credenciais

Execute todos os procedimentos de instalação usando uma conta com privilégios administrativos.

Ao instalar o Servidor do PlateSpin Migrate em um computador de domínio, você deve efetuar login no Servidor do PlateSpin durante a instalação, a remoção, ou o upgrade como um usuário de domínio que seja membro do grupo Administrador de Domínio e do grupo Administrador local.

A Autenticação do Windows para o servidor de banco de dados Microsoft SQL Server Standard Edition ou Enterprise Edition é suportada nos ambientes de domínio. Se você usar a Autenticação do Windows para o servidor de banco de dados, ao executar a instalação ou o upgrade do Servidor do PlateSpin Migrate, deverá efetuar login no Servidor do PlateSpin como usuário de domínio com direitos de Administrador do SQL. Esse usuário também deve ter direitos de administrador local para o Servidor do PlateSpin. Além disso, o Usuário de Serviço especificado para as credenciais do SQL Server deve ter direitos de administrador local.

Endereço IP

Atribua um endereço IP estático ao host de Servidor do PlateSpin.

Colocation

Não instale o Servidor do PlateSpin no mesmo local que:

  • Seu controlador de domínio

  • Servidores Web existentes com aplicativos do IIS

  • Uma carga de trabalho que você pretende migrar usando o produto

  • Outro software do PlateSpin (PlateSpin Protect e PlateSpin Recon)

Banco de Dados

O Microsoft SQL Server Express Edition incluído no PlateSpin Migrate não pode ser instalado em um controlador de domínio, de acordo com as recomendações do Microsoft Developer Network.

Se você pretende usar seu próprio banco de dados Microsoft SQL Server (em vez do Microsoft SQL Server 2017 Express Edition incluído em sua distribuição do software), verifique se ele é suportado e está em conformidade com os requisitos de banco de dados do produto. Consulte SQL Server Installation Requirements for Platespin Protect and Migrate (Requisitos de instalação do SQL Server para Platespin Protect e Migrate. Artigo da Base de Dados de Conhecimento 7009809).

Embora vários Servidores do PlateSpin Migrate possam usar o mesmo servidor de banco de dados remoto, cada Servidor do Migrate requer uma instância de banco de dados separada.

Para ver as diretrizes de implantação com base em suas necessidades operacionais, consulte Servidor de banco de dados no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.

O servidor e a instância de banco de dados para o Servidor do Migrate devem estar disponíveis e configurados para funcionar com o PlateSpin Migrate antes de você tentar instalar o produto. Consulte Instalando o servidor de banco de dados.

UAC

Desabilite o UAC (User Account Control – Controle de Conta de Usuário) durante a instalação, a remoção ou o upgrade.

Workflow de Instalação

Instale o software de pré-requisito na ordem indicada. Veja a seguir o workflow de alto nível para uma instalação típica do PlateSpin Migrate:

  1. Sistema operacional suportado, seguido das Atualizações do Windows correspondentes

  2. ASP.NET/IIS, seguido das Atualizações do Windows correspondentes

  3. (Opcional) Habilitar Criptografia de Dados Compatível com FIPS

  4. Banco de dados SQL Server, seguido das atualizações aplicáveis da Microsoft

  5. Servidor do PlateSpin

  6. (Condicional com base em seus objetivos de migração) Cliente do PlateSpin Migrate

1.1.5 Suporte ao Idioma Nacional

Além da versão em inglês do PlateSpin Migrate, o produto foi localizado para instalação e uso em máquinas configuradas para os idiomas chinês simplificado, chinês tradicional, francês, alemão e japonês. Consulte Definindo configurações de idioma para versões internacionais no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.

A documentação está disponível nesses idiomas além do espanhol e português (Brasil).