C.2 Aquilo que você precisa

Prepare o ambiente de migração implantando os componentes essenciais identificados na Tabela C-1. Verifique se todos os componentes atendem aos requisitos estabelecidos.

Tabela C-1 Componentes necessários para a migração de WSFC para VMs VMware com discos RDM

Componente obrigatório

Descrição

Cluster de Failover do Windows Server

Um Cluster de Failover do Windows Server suportado com dois nós (ativo/passivo).

Certifique-se de que o PlateSpin Migrate suporta o cluster de origem do Windows para a migração para VMware. Consulte Clusters em Cargas de trabalho do Microsoft Windows suportadas para migração para plataformas não de nuvem.

VMware vCenter Cluster 6.x

Um cluster do VMware 6.x suportado com pelo menos dois hosts membros executando a mesma versão de software do VMware ESXi.

Os nós de VM do WSFC de destino residirão em hosts diferentes no mesmo cluster do VMware. Ambos os hosts precisam estar no mesmo domínio de broadcast.

Cada host precisa ter NIC disponível para ser usada como uplink do switch virtual do host para a rede de heartbeat. O uplink abstrai as informações reais da NIC para que a NIC do host usada para tráfego de heartbeat possa ser diferente em cada host.

Verifique se o PlateSpin Migrate suporta a versão do VMware como uma plataforma de destino. Consulte Tabela 2-12, Plataformas de Destino do VMware suportadas para a Interface da Web e o Cliente do Migrate.

Verifique se o ambiente VMware de destino é compatível com o cluster de origem do Windows e está na configuração do cluster em caixas. Consulte Microsoft Windows Server Failover Clustering on VMware vSphere 6.x: Guidelines for Supported Configurations (Cluster de Failover do Windows Server no VMware vSphere 6.x: Diretrizes para configurações suportadas) (2147661) na Base de Dados de Conhecimento da VMware.

Cliente da Web do vSphere

Ferramenta VMware usada para preparar o ambiente VMware de destino.

Verifique se você tem acesso no nível de administrador ao Cluster do VMware vCenter e respectivos hosts membros para preparar o ambiente VMware, a rede de heartbeat, as VMs e os discos RDM.

NOTA:Alternativamente, você pode usar o Cliente do vSphere. Você precisa adaptar as instruções conforme necessário para executar as tarefas e aplicar as definições de configuração necessárias.

Armazenamento SAN

Armazenamento Fibre Channel (FC) SAN a ser usado para os discos RDM. A SAN precisa ser acessível ao ambiente VMware.

NOTA:O VMware exige que você use o mesmo tipo de SAN para todos os discos RDM compartilhados que você cria para o cluster do Windows.

Testamos este cenário de migração usando discos RDM criados com LUNs em uma FC SAN.

Servidor do PlateSpin Migrate

Migre o servidor implantado na rede de origem.

Cliente do PlateSpin Migrate

Migre o cliente implantado no servidor do Migrate ou em um computador dedicado na rede de origem.

Arquivo de imagem ISO do PlateSpin

Faça download da imagem ISO do PlateSpin na página de download de software do PlateSpin Migrate. Consulte Seção H.1, Fazendo download de imagens ISO do PlateSpin.

Servidor NTP

Um servidor NTP externo para os hosts de VM.

Após a migração, a VMware recomenda que você sincronize o horário para os nós de VM do cluster com o servidor NTP usado pelo seu controlador de domínio. Desabilite a sincronização de horário baseada em host para as duas VMs.

Antes de começar a migração, é preciso preparar e configurar a rede de heartbeat, as VMs, e os discos RDM no ambiente VMware de destino. A Tabela C-2 identifica os requisitos de configuração para esses componentes VMware de destino. Para obter instruções, consulte Seção C.3, Preparando o ambiente VMware de destino.

Tabela C-2 Requisitos de configuração dos componentes VMware de destino

Componentes VMware obrigatórios

Comentários

LUNs na FC SAN

Um LUN (disco lógico) na sua FC SAN a ser usado para cada disco RDM compartilhado.

Cada LUN deve ser dimensionado para acomodar o quorum compartilhado de origem ou o disco de dados que você pretende armazenar no disco RDM.

Rede virtual de heartbeat

Uma rede virtual dedicada para a comunicação privada de heartbeat entre os nós de VM do cluster do Windows dos hosts.

Certifique-se de criar a rede virtual antes de criar as VMs de destino e os discos RDM.

Nós de VM de destino

VMs de destino a serem usadas como membros do WSFC.

Cada VM precisa ter duas NICs: uma para a rede de dados e uma para a rede privada de heartbeat.

Controlador SCSI

Um controlador SCSI (adaptador SCSI virtual) dedicado em cada nó de VM do cluster dos discos RDM compartilhados.

Todos os nós de VM do cluster precisam usar o mesmo ID de destino (no controlador SCSI dedicado) do mesmo disco compartilhado. Por exemplo, se você anexar o primeiro disco RDM compartilhado a SCSI1:0 e o segundo a SCSI1:1 em VM1, precisará anexar os mesmos discos aos mesmos IDs em VM2.

Discos RDM

Discos compartilhados para os discos compartilhados de quorum e dados que são acessíveis a cada nó de VM do cluster.

O VMware exige um disco RDM separado para cada disco compartilhado de quorum e de dados. Configure os discos RDM no modo de compatibilidade física. Defina o modo de compartilhamento do barramento SCSI como físico.