28.23 Discos e volumes de armazenamento

O PlateSpin Migrate oferece mecanismos para configuração de seu job de migração para manipular os volumes de carga de trabalho e o layout físico ou virtual na infraestrutura de destino. Para obter informações sobre o armazenamento suportado, consulte a Seção 2.1.3, Armazenamento de carga de trabalho suportado.

As configurações de layout e volume de armazenamento dependem do modo de configuração do job (Avançado ou Assistente), do tipo de migração, da plataforma de virtualização de destino e do sistema operacional de origem.

Os tópicos a seguir apresentam mais informações:

28.23.1 Discos e volumes de armazenamento usando o cliente do Migrate

Para acessar as opções de configuração de unidade:

  • Em Drive Configuration da janela Migration Job, clique em Hard Drives.

As configurações variam de acordo com o sistema de destino.

Configuração de unidade do Windows

Use estas configurações para selecionar os volumes que serão copiados durante a migração:

Copy: Selecione os volumes que serão copiados durante a migração.

New Free Space: Para redimensionar o volume durante a migração, especifique a quantidade desejada de espaço livre. O PlateSpin Migrate ajusta automaticamente o New Size.

New Size: Para redimensionar o volume durante a migração, especifique o tamanho desejado. O PlateSpin Migrate ajusta automaticamente o New Free Space.

To Disk: Selecione o disco rígido no qual o volume será copiado na máquina física de destino.

Preserve Partitions: Clique nessa coluna para determinar se uma partição existente do fornecedor deve permanecer intacta durante a migração. Se as partições não estiverem selecionadas, o PlateSpin Migrate as removerá permanentemente do servidor.

Configuração de unidade e volume LVM do Linux

Use estas configurações para selecionar os volumes e os espaços de origem que não são de volume para copiar e dimensionar durante a migração. Se o LVM estiver instalado na origem, a guia Volume Group incluirá as opções correspondentes.

Manipulando discos e grupos de volume do Linux

O Cliente do PlateSpin Migrate dispõe de elementos de interface do usuário específicos do Linux que fornecem opções para manipular o armazenamento do Linux apropriadamente.

Você deve seguir a sequência de etapas abaixo para configurar e mapear apropriadamente os discos e os grupos de volume recém-adicionados.

  1. Após adicionar um novo disco, vá para a guia Volume Groups e mapeie o nome do grupo de volume necessário selecionando a opção Include.

    Consulte Configuração de unidade e volume LVM do Linux (guia Volume Groups).

  2. Especifique o tamanho na caixa Allocation for Volume Group.

  3. Para cada disco adicionado, especifique o tamanho necessário no campo Allocation for Volume Group correspondente.

    Depois que o foco do sistema não estiver mais no campo, o tamanho do disco recém-adicionado será atualizado dinamicamente.

Configuração de unidade e volume LVM do Linux (guia Settings)

Use estas configurações para selecionar os volumes de origem para copiar, os espaços de origem que não são de volume para recriar e dimensionar e os discos de destino para reparticionar e preencher.

Include: Selecione os volumes ou os espaços de origem que não são de volume para copiar ou recriar e dimensionar durante a migração.

New Free Space: Para redimensionar o volume durante a migração, insira a quantidade desejada de espaço livre. O PlateSpin Migrate ajusta automaticamente o New Size.

New Size: Para redimensionar o volume durante a migração, insira o tamanho desejado. O PlateSpin Migrate ajusta automaticamente o New Free Space.

Disk/Volume Group: Selecione o disco rígido ou grupo de volume no qual o volume será copiado na máquina física de destino.

Preserve Partitions: Para cada disco, clique na célula correspondente nessa coluna para selecionar as partições existentes do fornecedor que devem ser preservadas durante a migração. Se as partições não estiverem selecionadas, o PlateSpin Migrate as removerá permanentemente do servidor.

Configuração de unidade e volume LVM do Linux (guia Volume Groups)

Use estas configurações para gerenciar grupos de volume.

Add Volume Group: Cria um grupo de volume na máquina de destino que não está presente na máquina de origem.

Rename Volume Group: Renomeia um grupo de volume que está sendo copiado da origem para o destino.

Delete Volume Group: Apaga um grupo de volume para que ele não seja criado na máquina de destino. Os volumes atribuídos ao grupo de volume podem ser reatribuídos a outros locais usando a guia Settings (por padrão, eles são atribuídos a disco).

Allocation for Volume Group: Para alocar espaço em discos a um grupo de volume, selecione o grupo de volume e, em seguida, escolha os discos que serão incluídos nele. Especifique a quantidade de espaço que será alocado para ele em cada disco incluído.

Configuração de unidade P2V/V2V específica da VM de destino

Quando você configura um job de virtualização não hierárquico, a janela de configuração do job concede acesso às configurações específicas para a plataforma de virtualização de destino.

O PlateSpin Migrate exibe as configurações de unidade da máquina virtual de destino específicas ao destino selecionado:

Mapeamento de volume em Server Sync

Quando você usa Server Sync para sincronizar duas cargas de trabalho do Windows ou do Linux, o Cliente do PlateSpin Migrate oferece um recurso para especificar o mapeamento necessário entre os volumes de origem e os volumes existentes no destino. Consulte a Seção 39.4, Mapeamento de volume de Server Sync.

28.23.2 Armazenamento e volume usando a interface da Web do Migrate

  1. Na página de edição dos detalhes da carga de trabalho de destino, vá para Target Workload Settings > Migration Settings.

  2. Configure estas opções:

    Nome da Configuração

    Descrição

    Discos

    Especifique o caminho para o disco rígido na máquina virtual de destino.

    Volumes

    Selecione os volumes que serão incluídos no destino para migração.

    NTFS Cluster Size

    (Para Cargas de Trabalho do Windows com Base no Arquivo) Especifique o tamanho de cluster para o volume NTFS. Para obter informações sobre o tamanho de cluster padrão referente a um volume NTFS, consulte o Artigo da Base de Dados de Conhecimento 140365 do Suporte da Microsoft.

    Non-volume Storage

    (Para Cargas de Trabalho do Linux) Especifique um armazenamento que não seja de volume, como uma partição de troca (swap), associado à carga de trabalho de origem. Esse armazenamento será recriado na carga de trabalho migrada.

    Disks For Volume Groups

    (Para Cargas de Trabalho do Linux) Especifique o nome do armazenamento de dados e o caminho em que o disco virtual deve ser criado na máquina de destino. Você pode manter o caminho especificado por padrão.

    Volume Groups

    (Para Cargas de Trabalho do Linux) Especifique os grupos de volume LVM a serem migrados com os volumes lógicos LVM listados na seção Converted Logical Volumes das configurações.

    Converted Logical Volumes

    (Para Cargas de Trabalho do Linux) Especifique um ou mais volumes lógicos LVM a serem migrados para uma carga de trabalho do Linux.

  3. Clique em Gravar.